A M3 Logística, operadora logística do Grupo Mirassol que surgiu da fusão entre Mirassol Logística e M3, adotou novas soluções da Viasoft Forlog em sua operação em Louveira (SP). A operadora já utilizava a solução de WMS da empresa de softwares para gestão empresarial e, no ano passado, as duas empresas trabalharam em conjunto na implementação de um módulo de YMS para gestão das portarias externa e interna e um módulo de cross-docking adaptado.
De acordo com o diretor executivo da M3 Logística, Paulo Rogério Mendes, um dos problemas enfrentados pela companhia era a falta de visibilidade dos processos de entrada e saída de veículos no centro de distribuição em Louveira. “A gente tinha um problema crônico de chegada de veículos e da gestão desses veículos, seja do pátio externo ou do pátio interno, no qual sem ter essa clareza a gente tinha dificuldade quanto a todo o processo de planejamento operacional e dimensionamento de mão de obra por hora dentro das operações”, explica.
A solução desenvolvida pela Viasoft Forlog permite o agendamento e controle da entrada de veículos, permitindo o desenho de todo o fluxo do visitante em áreas da planta e monitoramento da localização e tempo do visitante em cada ponto. Para facilitar a autorização e gestão dos agendamentos, a Viasoft Forlog investiu na inteligência artificial, que calcula o tempo médio necessário para cada operação da planta e aloca cada solicitação de agendamento automaticamente em blocos de tempo condizentes com o tipo de visita e disponibilidade das equipes.
“O que a gente percebeu de dor das ferramentas de agendamento é que ficavam oscilando entre uma ferramenta que tinha ter uma pessoa autorizando ou remanejando cada solicitação e, no outro extremo, a gente via soluções que criavam grades estáticas, com quadradinhos de 30 minutos ou um hora. A dinâmica de carga e descarga não tem essa precisão. Se a gente usar janelas fixas a gente subdimensiona o tempo. Usamos uma inteligência artificial pra tomar esse trabalho e ter um tomador de decisão”, explica Rodrigo Nunes Oliveira, diretor técnico da Viasoft Forlog.
Com o sistema, cada agendamento ganha uma janela de tempo o mais perto do real possível, encaixado em horários em que tem uma equipe para atender à demanda sem gerar sobrecargas. Com isso, a M3 ganhou mais visibilidade da produtividade em cada ponto dos processos de carga e descarga, e também deixou de usar múltiplas ferramentas para controlar autorizações de entrada, agendamentos e monitoramentos de processo, optando por uma única solução integrada e sem papel.
“A ferramenta também serviu para um processo de disciplinar nossa operação quanto ao cadenciamento da separação e carregamento bem como do que precisa ser descarregado, conferido e estocado, fazendo com que o fluxo tenha um giro maior. Com isso demos um salto significativo de qualidade em nossos serviços, que continuam em processo de melhoria contínua junto à Viasoft Forlog”, comemora Paulo Rogério.
O YMS surgiu na Viasoft Forlog como uma solução de gestão de portaria dentro do módulo WMS e acabou expandindo e se tornando um novo produto, integrado ao WMS, no início do ano passado. Ele começou a ser implementado na M3 entre agosto e setembro de 2023.
Uma outra solução de gestão que mudou a eficiência operacional da M3 Logística foi o desenho junto à Viasoft Forlog de um novo fluxo para operações de cross-docking diferenciadas. “Apesar de o cross-docking ter um conceito de a carga entrar e já sair, a gente sabe que alguns clientes não conseguem fazer isso nessa velocidade, e a carga fica ali eventualmente por 24h, 48h até que tenha o agendamento junto ao cliente final. Manter uma mercadoria no stage por 48h tem risco de desvio, furto, avarias…”, explica o diretor executivo da M3 Logística.
A M3 e a Viasoft Forlog desenvolveram em conjunto uma solução que tira o produto da doca e leva para uma área de armazenagem transitória, liberando as docas para recebimento e expedição de volumes. O software da Viasoft conta com uma área específica para esse tipo de operação, integrando alguns dos processos de armazenagem necessários para garantir a visibilidade de cada volume.
Segundo Rodrigo, da Viasoft Forlog, essa tem sido uma necessidade crescente de empresas que trabalham com cross-docking e encontram com frequência situações em que a carga precisa permancer no site por mais tempo. “O que a gente vem percebendo no mercado é esse modelo de cross-docking que precisa de algo mais. Ele não é simplesmente a movimentação de volumes entre docas e veículos, ele tem a necessidade de um controle maior da movimentação e armazenagem desse volume, às vezes até mesmo acompanhamento do estoque de volumes e necessidade de inventariar essa área transitória. Estendemos a funcionalidade do cross-docking no sistema e ele passa a usufruir de recursos que eram exclusivos da armazenagem”, comenta.
A solução ainda permite a possibilidade de cobrança da embarcadora pelo tempo de armazenagem dos volumes e agrupamento de notas no mesmo lote sem necessidade de segmentação física. A operação conquistou um dos clientes de M3, que visitou o centro da empresa em Louveira. “O cliente quis estender o contrato conosco quando esteve aqui e viu a solução que a gente ofertou para ele. Estamos ampliando o contrato para os próximos anos, e para a gente isso mostra que estamos no caminho certo não só no tocante ao modelo operacional mas ao modelo de gestão junto à Viasoft Forlog”, comemora.
O software ainda permite que no futuro a empresa garanta a qualidade em operações de cross-docking que passam por diferentes unidades e adicione novos volumes a uma unidade de destino, num processo chamado de merge dock. Para o futuro próximo, a M3 pretende aumentar os volumes e prazos de contrato de suas operações.